EP2: Investimento versus Especulação

Entenda o que você está fazendo

Na última leitura, conversamos sobre o que é INVESTIMENTO. Recapitulando,  Benjamin Graham, definiu investimento como uma operação que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado. 

FV PV × (1+r) ^ n

Se considerarmos FV o valor futuro do nosso investimento, PV como o PRINCIPAL e (1+r)^n como o RENDIMENTO desta operação, podemos simplificar a equação acima da seguinte forma:

INVESTIMENTO = PRINCIPAL x RETORNO

PRINCIPAL = PV

RETORNO = (1+r) ^ n

O RETORNO da operação é composto de duas variáveis: o (r), que é a taxa de capitalização e (n) que é o número de períodos de capitalização. 

Vamos traçar os gráficos de rendimento para entender como essa parte da função é representada graficamente:

Repare que a linha azul representa um rendimento de 3% a. a, enquanto a linha preta representa um rendimento de 10% a. a. 

Quanto maior for a sua taxa de capitalização (r), mais rápido seu investimento gerará retorno. O tempo (n) também exerce um papel fundamental no retorno. Perceba que quanto maior é o horizonte de investimento, maior é o rendimento recebido. Se conseguimos uma taxa de investimento adequada e tempo para que a capitalização composta (compounding interest) faça efeito, pelo menos em teoria, seria possível obter um alto rendimento. É claro que na prática existem outros problemas, pois os ativos (ações) estão sujeitos a fatores externos, como a influência das variáveis macroeconômicas como o Produto Interno Bruto (PIB), taxa de juros e inflação, quanto fatores internos, pois um negócio pode adquirir ou perder uma vantagem competitiva capaz de afetar o seu crescimento e resultados. 

Resumindo tudo o que nós discutimos, de uma forma bem simples, existem duas formas de aumentar os seus rendimentos:

1) obter uma taxa de juros mais alta (aumentar r): compare a inclinação da curva de juros de 3% a. a (linha azul). com a curva de juros de 10% a. a. (linha preta). Ao conseguir uma taxa mais alta, será possível obter um retorno aceitável em menos tempo, antecipando seu ganho;   

2) ter paciência (aumentar n): é importante esperar vários períodos de capitalização para que o efeito dos juros compostos faça efeito, produzindo os resultados descritos no gráfico acima;

Em uma operação de INVESTIMENTO de longo prazo, um investidor tolera taxas de retorno mais baixas e confia que o tempo fará o seu papel, produzindo um retorno satisfatório; Mesmo nesse tipo de operação, o yield é importante porque o tempo para se chegar ao objetivo desejado pode ser muito longo, veja o motivo:

Taxa de Capitalização

Tempo para recuperar o capital investido (100%)

1%

70 anos

2%

35 anos

3%

24 anos

4%

18 anos

5%

15 anos

6%

12 anos

7%

11 anos

8%

10 anos

9%

9 anos

10%

8 anos

12%

7 anos

14%

6 anos

18%

5 anos

50%

2 anos

100%

1 ano

O tempo de retorno diminui na medida em que o rendimento (yield) aumenta, conforme podemos ver nos dados acima e no gráfico a seguir. Muitos investidores consideram o rendimento mínimo de 6% porque proporciona a recuperação do capital num tempo razoável de 12 anos.

Alguns poderiam aceitar 5% em um negócio espetacular - podem abrir mão de parte da rentabilidade em troca de outras qualidades do negócio (por exemplo, perspectivas de ganho de capital ou dividendos com maior frequência). Podem exigir mais yield, digamos de 10% em negócios com incertezas (por exemplo, um desconto para colocar uma empresa estatal na carteira). Isso varia muito de investidor para investidor. Porém, não se deve levar só yield em consideração, assim como negligenciá-lo, pois poderá cair numa value trap ou comprar os ativos muito acima de seus preços justos. Essa negligência, ao longo do tempo, pode gerar pouco alfa (rendimento) na carteira e um rendimento frustrado, menor do que o do CDI ou de outros investimentos.

É muito importante conhecer bem as empresas para entender se um yield baixo é circunstancial ou há um problema de fundamento. A empresa pode estar com a geração de caixa impactada, fazendo investimentos (capex), sofrendo um ciclo de baixa cambial ou da commodity que ela negocia. Ou pode ser um negócio ruim mesmo: está num setor com muita concorrência, negocia seus produtos ou serviços com margens baixas, não tem poder para formar preços, está num turn around ou numa RJ. São coisas que não podem ser descobertas olhando só o preço da ação, sem conhecer a realidade de cada uma delas.

Em  uma operação de ESPECULAÇÃO, o especulador não tem paciência de esperar anos para realizar seus resultados, então busca operar em períodos muito curtos (curto prazo), com várias operações rápidas para gerar um retorno alto.

Ganhar 10% em uma operação de um ano é muito diferente de ganhar numa operação de uma semana. Veja:

No primeiro caso, gera exatamente 10%, como podemos esperar.

No segundo caso, calculamos o rendimento de 10% por semana. Qual seria a taxa equivalente anual? Consideramos apenas os dias úteis em um ano (240) e o período de uma semana útil de 5 dias (segunda a sexta). Note que um rendimento de 10% por semana equivale a um retorno anual de mais de 9.600% ao ano, já que a taxa semanal é capitalizada 48 vezes (240/5)! Com essa visão, é muito claro de entender porque os especuladores buscam rendimentos altos em períodos curtos.

ESPECULAÇÃO x LIQUIDEZ

Independente de qualquer tipo de juízo sobre o que é melhor, se é investir ou especular, temos de reconhecer que o especulador possui uma função extremamente importante no Mercado de Capitais, que é criar LIQUIDEZ. Um ativo é mais líquido quanto mais fácil for convertê-lo em dinheiro. Para que isso aconteça, é preciso encontrar uma contraparte para a operação que desejamos realizar, seja ela uma compra ou uma venda.  Os especuladores contribuem para a movimentação dos mercados e que possamos na maior parte das vezes concluir uma ordem.

RESUMO

OPERAÇÃO

CARACTERÍSTICAS

INVESTIMENTO

Prazos Longos
Taxas de Capitalização moderadas
Preocupação com os Negócios
Buy and Hold

ESPECULAÇÃO

Prazos Curtos
Taxas de Capitalização altas
Preocupação com Preços e Volumes
Contribui para a geração de liquidez no Mercado
Day Trades

Até a próxima!

Reply

or to participate.